Mas afinal de contas, o que é o tal do BPA?

| |
É muito comum em nossas casas ao se pensar em armazenar alimentos na geladeira ou utilizar o micro-ondas recorrermos ao famoso “tupperware”, aqui na minha cidade todo mundo se refere aos potes de plástico dessa forma. Uma das coisas que as pessoas acabam se esquecendo é que esses recipientes são feitos muitas vezes de policarbonato e que neste material pode conter o famoso  e temido Bisfenol A (BPA).

O BPA é um tipo de resina utilizado na produção da maioria dos plásticos e também está presente no revestimento interno de latas que acondicionam alimentos industrializados, ele está mais presente em nossa vida do que podemos imaginar.

De acordo com alguns médicos e estudiosos do assunto, o BPA é um elemento instável e o grande problema de se utilizar recipientes com ele em sua fórmula  é que ao ser aquecido ou resfriado ele pode ser liberado para o alimento e ao entrar em contato com o nosso organismo pode desregular o sistema endócrino, existem até artigos que afirmam que este composto é capaz de causar câncer. No Brasil a ANVISA chegou a proibir a importação e fabricação de produtos infantis como mamadeira com esse composto.

Não sabemos até que ponto essas recomendações e estudos são realmente válidos, mas pelo sim e pelo não, é melhor nos prevenirmos de todas as formas que podemos, afinal de contas nossa saúde é nosso maior bem.

Como vocês sabem, estou comprando diversas coisas para a casa nova e os itens de cozinha andam sendo meus principais alvos, preferi investir em recipientes de vidro e BPA Free por precaução.
E vocês? Se preocupam com esse tipo de coisa ou eu sou a maluca do BPA Free? hahaha





Nenhum comentário:

Postar um comentário